ÁREA RESTRITA - Bem Vindo {NOME_USUARIO}



novo
  • BUSCA
    ou data
  • BUSCA
    na categoria
  • BUSCA
  • BUSCA
    do tipo

NOTÍCIAS













GERAL

Litoral catarinense registra grandes volumes de chuva e Defesa Civil alerta para risco de alagamentos e deslizamentos de terra


Por Portal Click Xaxim.com.br
Em 10/01/2018 - 14h15
Foto: Julio Cavalheiro/Secom

As chuvas das últimas 24 horas, que já superam os 100mm no Litoral catarinense, especialmente entre o Litoral Sul, Grande Florianópolis até o Litoral Norte, e a previsão para os próximos dias mantêm a Defesa Civil do Estado em alerta. Conforme a previsão do tempo da Epagri/Ciram, a chuva deve continuar até a sexta-feira, 12, com intensidade moderada em alguns momentos, podendo acumular de 80 a 120mm, especialmente de Florianópolis a Laguna.

“Esses acumulados de chuva podem causar alagamentos pontuais e deslizamentos de terra, por isso nossa preocupação. Pedimos para que as pessoas acompanhem os alertas oficiais do Estado, principalmente pelas mídias sociais, sites do governo e SMS. Recomendamos também observar as áreas próximas e suas condições. Qualquer alteração deve ser comunicada a Defesa Civil pelo telefone 199 ou ao Corpo de Bombeiros pelo 193”, informou o secretário da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli.

Em Florianópolis, as chuvas ocasionaram alagamentos pontuais em vias públicas nas últimas 24h. Também foram registradas três ocorrências, sendo dois deslizamentos e uma queda de um muro, todos próximos a residências. Equipes da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros realizaram os atendimentos.

Previsão para os próximos dias

A previsão do tempo da Epagri/Ciram para quinta-feira, 11, é de sol entre nuvens, com pancadas isoladas de chuva entre a tarde e noite no Oeste e Meio-Oeste. Nas demais regiões, há predomínio de nuvens e chuva fraca a qualquer hora do dia, especialmente no Litoral. A temperatura segue mais elevada no Oeste e amena nas demais regiões.

“Estamos com uma área de instabilidade no Litoral, o que tem causado as chuvas que devem seguir até a sexta-feira. A partir de sábado e domingo o tempo já começa a melhorar, mas ainda há chance de chuva. É normal no verão essas chuvas persistentes, especialmente no Litoral, causados por fatores como o aquecimento das águas dos oceanos e o grande fluxo de umidade”, explicou o meteorologista da Epagri/Ciram Clóvis Correa.

Para a sexta-feira, 12, a previsão é de sol em boa parte do dia, com pancadas isoladas de chuva na tarde e noite no Meio-Oeste e Planalto Sul. No Planalto Norte, Litoral e Vale do Itajaí, variação de nuvens com chuva e aberturas de sol no decorrer do dia, devido ao afastamento das áreas de baixa pressão para o oceano.

Acompanhe a atualização dos avisos meteorológicos diários e de curto prazo (de 1 até 3 h de antecedência), na página da Epagri/Ciram e Defesa Civil  e redes sociais. 

Recomendações da Defesa Civil SC

Tempestades com descargas elétricas (raios), vento e granizo: Permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Alagamentos: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão.

Precipitação acumulada em Santa Catarina das ultimas 24h (das 07h do dia 09/01/2017 ás 07h do dia 10/01/2017).


Fonte: Assessoria de Comunicação - Governo do Estado de Santa Catarina




SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA MAIS




© - Ideia Good - Soluções para Internet